Estender o boicote do Facebook dos EUA à Europa, pedem os ativistas.
Os ativistas pedem que o boicote publicitário do Facebook nos EUA seja estendido à Europa, depois que seu executivo-chefe, Mark Zuckerberg, descartou os efeitos da campanha em uma reunião com a equipe.
Um número crescente de empresas interrompeu a publicidade no Facebook após críticas de que a plataforma não estava fazendo o suficiente para combater o discurso de ódio em seus sites.
Imran Ahmed, executivo-chefe da organização britânica sem fins lucrativos Center for Countering Digital Hate, disse: “Há um argumento muito forte a ser feito de que os anunciantes devem estar boicotando o Facebook na Europa também.
“Nos EUA, acho que a questão do papel do Facebook na difusão do ódio é altamente política, mas na Europa é geralmente aceita por todos os lados como um problema sério.
“Talvez isso tenha tirado parte do fogo e da energia das chamadas para o Facebook mudar seu comportamento. Mas a maioria das pesquisas mostra que na Europa há um desejo ainda mais forte de que o Facebook seja responsabilizado pelo discurso de ódio e desinformação que se espalha em sua plataforma. ”
Em resposta às críticas, Zuckerberg anunciou no mês passado uma série de mudanças nas políticas de discurso de ódio da plataforma, proibindo conteúdo que demoniza imigrantes e restringindo ainda mais as postagens que fazem alegações falsas sobre a votação.
Enquanto alguns anunciantes, incluindo Patagonia e Ford, conseguiram gastar internacionalmente como parte da campanha, outros como a Unilever só tomaram medidas nos EUA. O conglomerado com sede no Reino Unido, dono de marcas como Ben e Jerry’s e Marmite, explicou sua decisão com referência ao “período eleitoral polarizado nos EUA”. A Unilever não respondeu aos pedidos de comentário.
Na semana passada, muitas das empresas que aderiram ao boicote anunciaram que puxariam todos os gastos globalmente. A diretora de marketing da Lego, Julia Goldin, disse que a empresa “tomaria medidas imediatas para revisar cuidadosamente os padrões que aplicamos à publicidade e ao engajamento nas plataformas globais de mídia social” e interromperia todos os gastos por 30 dias. “Estamos confiantes de que existem soluções, mas é necessária uma ação urgente”, acrescentou Goldin.
Mas a falta de uma resposta verdadeiramente global, principalmente dos maiores anunciantes, foi criticada por ativistas e encorajou a liderança sênior do Facebook. De acordo com um relatório do site de notícias tecnológicas Information , Zuckerberg vê o boicote como uma questão de relações públicas e não como uma ameaça séria e não está planejando uma resposta importante.
“Não vamos mudar nossas políticas ou abordar nada por causa de uma ameaça a uma pequena porcentagem de nossa receita ou a qualquer porcentagem de nossa receita”, disse ele, segundo o site. “Meu palpite é que todos esses anunciantes voltarão à plataforma em breve.”
Os anunciantes precisam garantir que sua mensagem seja clara, disse Ahmed. “Se você é uma empresa grande e está publicando anúncios nos EUA, mas não no resto do mundo, isso põe em causa seu compromisso.
“Agora está claro que os legisladores estão hesitando ao redor do mundo em tomar ações legislativas ou regulamentares robustas, então cabe a nós, na sociedade civil, que inclui empresas, enviar uma mensagem clara às empresas de mídia social”.
A ligação de Ahmed ocorreu depois que um grupo de 37 instituições de caridade do Reino Unido , incluindo Barnardo, Mind e Parkinson, no Reino Unido, ameaçou conter os gastos com o engajamento nas mídias sociais se plataformas como o Facebook não abordassem o discurso de ódio.
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