Tom Hanks vai à guerra no alto mar.
Tom Hanks sempre descobriu que o uniforme militar ou quase militar de uma figura de autoridade muito amada lhe agrada: esse olhar sensível e levemente reumático costuma ser visto sob um boné de pala ou capacete amassado. Ele era o capitão de navio porta-contêineres no capitão Phillips de Paul Greengrass , o heróico piloto de avião de Sully de Clint Eastwood , o professor que se tornara soldado do soldado Ryan de Spielberg . Agora ele é o comandante naval dos EUA Ernest Krause nesta aventura antiquada da Segunda Guerra Mundial, na qual Hanks também faz sua estréia nos roteiros, adaptando o romance de 1955, The Good Shepherd, de CS Forester.
Hanks interpreta um capitão durante a Batalha do Atlântico, que finalmente foi promovido. Ele recebeu o comando de um destróier com o indicativo de chamada “Greyhound” e encarregado de proteger comboios vitais de suprimentos a caminho dos EUA para a Grã-Bretanha, através de mares montanhosos e cercado por submarinos liderados por sádicos alemães letalmente astutos.
Depois de se despedir formalmente de sua esposa, Evie (uma breve participação especial de Elizabeth Shue), Ernest zarpa e rapidamente se vê em um perigo terrível. Um sucesso inicial e rápido contra o inimigo o leva a fazer erros de cálculo devido à inexperiência, e logo seu comboio é atacado por uma sinistra matilha de submarinos vingativos, que começam a pegar navios, um por um, com uma precisão aterradora. O líder deles (dublado por Thomas Kretschmann) grita provocações do tipo que chamam a Alemanha pelo rádio: “Ouvimos os gritos de seus camaradas quando eles morrem! Você vai morrer hoje!
O capitão problemático de Hanks está visivelmente cansado e vulnerável, em um estágio pungente, pedindo que seus chinelos macios sejam trazidos a ele para acalmar seus pés doloridos. Seus subordinados, incluindo Charlie Cole ( Stephen Graham ), têm afeição pelo chefe, mas você pode ver um pequeno lampejo de consternação em seus rostos obedientes. O velho conseguiu o que é preciso?
Facilmente o momento mais surpreendente vem com o capitão cometendo um erro mortal quando se trata dos dois comissários de bordo, cujo trabalho é servir refeições: Cleveland (Rob Morgan) e Pitts (Craig Tate) são os únicos tripulantes negros. Em sua exaustão e distração, o capitão chama um pelo nome do outro. É claro que esse erro não é apresentado como evidência de sua insensibilidade, ainda menos de racismo sistêmico, apenas o lapso compreensível de um sujeito completamente decente sob pressão inimaginável. Hanks é o único ator (e roteirista) de Hollywood que poderia ter escapado disso, embora eu não possa vê-lo ou qualquer outra pessoa arriscando essa linha agora.
Greyhound é um filme muito tradicional e de fato tradicionalista, com Hanks começando e terminando seu primeiro dia de batalha ajoelhado em oração. No entanto, a ação em si se apega em grande parte e de alguma maneira expressionisticamente ao mundo tenso e claustrofóbico da ponte, com o capitão latindo de todo tipo de jargão naval opaco. De certa forma, assemelha-se a uma espécie de peça teatral oceânica: os outros navios distantes e o vasto mar cinzento são renderizados digitalmente. Mas é eficaz e assistível, com alguns momentos genuinamente tensos, pois Hanks precisa tomar decisões em uma fração de segundo sobre dois torpedos nazistas que seguem seu caminho em direções diferentes e, em seguida, desesperadamente grita suas ordens pelo vento e pela chuva. Ele é muito o tipo de figura mítica que Walter Mitty pode se imaginar sendo.
Eu também sou um otário por alguma estratégia antiga de gato e rato entre navios aliados e submarinos alemães, e isso não decepciona. Há momentos em que Hanks olha urgentemente para a distância através dos binóculos de seu capitão, o que me lembrou Jack Hawkins no Mar Cruel.
A morte é a coisa mais difícil de representar em um filme de guerra ou em qualquer filme. Três marinheiros são mortos em batalha, e Hanks e o diretor Aaron Schneider inventam uma sequência de enterro no mar no meio, o que é notável por um pequeno toque do que poderia ser chamado de insubordinação mítica. No momento em que um corpo envolto está prestes a ser solenemente jogado da bandeira para o mar, ele se enrosca. Temos um corte infinitesimal na cara alarmada de Hanks: esse momento triste vai se transformar em farsa? Mas no momento seguinte, o problema está resolvido e a cerimônia segue em frente.
Outro tipo de filme pode ter colocado muito mais ênfase em coisas como essa. Além da morte e da tragédia, a guerra é cheia de absurdos, indignidades, caos, todo tipo de coisas bizarras e embaraçosas que não são mencionadas no registro oficial. Greyhound está contente com sua palestra de sombria reverência.
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