Mercados de agricultores ganham alta tecnologia: como as vendas on-line estão salvando agricultores indianos.

Publicado por mari em

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Marak mora na cidade de Meghalaya, em Tura, um lugar montanhoso no nordeste da Índia, cujo nome se traduz como “a morada das nuvens”. Ela está entre os milhões de agricultores na Índia – a agricultura contribui com quase um sétimo do PIB do país – em desespero com a perspectiva de ver seus produtos apodrecerem quando o país entrou em um bloqueio severo na terceira semana de março. De acordo com um relatório do Credit Suisse , somente os produtores de vegetais perderam mais de Rs 20.000 crore (2,5 bilhões de libras).

Agora, a tecnologia veio em socorro de alguns desses agricultores, como convém a um país que possui uma grande população de empreendedores entendidos em tecnologia.

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“Os atacadistas locais estavam oferecendo taxas tão baixas e os produtos estavam apodrecendo. Foi quando recebi uma ligação da A-Bani sugerindo que eu comercializasse meus produtos on-line ”, diz Marak.

O A-Bani é um aplicativo lançado há algumas semanas pela organização sem fins lucrativos Anant Foundation para conectar os agricultores Meghalaya a compradores interessados ??em produtos orgânicos de alta qualidade, como açafrão, abacaxi, jaca e caju.

“Percebi que estaria ganhando 70% a mais por quilo”, diz Marak. Agregando orgulho ao lucro, é a primeira vez que seus produtos serão vendidos fora de Meghalaya – nenhuma façanha para um agricultor em um estado de fronteira. Ajuda que vários estados tenham flexibilizado as regras, permitindo que os agricultores vendam diretamente aos consumidores em qualquer lugar do país.

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O aplicativo é apenas uma das dezenas de mercados virtuais que se abriram durante o bloqueio tão rapidamente quanto os mercados de rua fecham. Muitos deles eram iniciativas de agricultura comunitária que agora usam a Internet para conectar agricultores e consumidores.

Dhanunjaya KC descobriu um desses quando o bloqueio o mandou de volta de sua faculdade de engenharia em Bengaluru ao pomar de dois hectares de uva de sua família em Gudahalli. Uma pesquisa no Google por “Como vender produtos agrícolas on-line na Índia” o levou à conta do Twitter Harvesting Farmer Network (HFN).

“Ruchit Garg, que administra, postou meus detalhes no Twitter. Meu telefone não parou de tocar desde então ”, diz Dhanunjaya. Ele e seu pai alugaram um caminhão para ir a Bengaluru e entregar caixas de uvas para 30 complexos de apartamentos. Eles fizeram Rs 25 por kg. Os intermediários em Gudahalli estavam oferecendo Rs 8-10 por quilo.

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A HFN é uma rede virtual que conecta agricultores diretamente com clientes de todo o país que Garg administra de sua casa em Chandigarh, norte da Índia . O fundador de uma empresa de agrotecnologia, Garg entrou em cena quando viu fotos de agricultores alimentando suas colheitas de brócolis com vacas porque não havia compradores. Ele agora lançou um site para levar o HFN além do Twitter.

“Em dois meses, vendemos 20.000 toneladas de produtos – abacates de Nilgiris e mamão de Chattisgarh”, diz Garg, cuja equipe ajuda os agricultores na embalagem e entrega.

Em Tons Valley, no estado montanhoso de Uttarakhand, o empresário social Anand Sankar obteve sucesso ao encomendar e pagar antecipadamente pelos pomares de maçã que pontilham a paisagem. A Sankar realizou uma campanha de mídia social para vender 250 caixas de maçãs a indivíduos em Coimbatore, Delhi, Chennai e Bengaluru.

Os agricultores de manga ao longo da costa de Konkan, em Maharashtra, devastados pela pausa nas exportações, agora estão recebendo uma enxurrada de pedidos das sociedades de habitação em Pune e Mumbai, facilitadas pela startup Gaia Agritech.

A idéia de comprar produtos frescos diretamente do produtor, geralmente a um preço competitivo, agrada aos moradores da cidade. Anamika Bist, que vive em um arranha-céus de Bengaluru e administra a Village Story, uma empresa de agricultura comunitária, organizou um Lockdown Farmers ‘Market on-line, divulgando os detalhes dos agricultores nas mídias sociais. Seu WhatsApp não parou de zumbir nos últimos dois meses.

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A mais de 2.300 quilômetros de distância, na cidade de Pithoragarh, no Himalaia, Hemendra Negi, um cultivador de flores de 31 anos, aconteceu na campanha de mídia social da Bist. Poucos dias depois de entrar em contato com ela, ele tinha mais de 400 consultas e um pedido de 30.000 flores para entrega em maio, três vezes a taxa do mercado atacadista local.

Negi pediu aos motoristas de caminhão que transportassem legumes para levar suas caixas de flores para parentes em Délhi, que então os entregaram em toda a cidade.

As novas plataformas digitais estão se preparando para uma vida útil mais longa. O exportador de couro Sunil Gahtori, que vinculou uma rede de 30 agricultores com 200 sociedades de habitação em torno de Bengaluru através da iniciativa Taru (Equipe de Utilização de Recursos Agrícolas) e está construindo um aplicativo para isso, diz que deve incentivar uma reflexão profunda sobre uma vida saudável e orgânica .

O analista de política alimentar Devinder Sharma diz que são necessárias políticas em nível macro para gerenciar o volume e sustentar a agricultura durante a pandemia. “Assim como as pessoas têm um médico de família, também devem ter um agricultor familiar”, diz ele.


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