Missão Impossível? Como filmar um sucesso de público na era dos coronavírus.

Publicado por mari em

Anúncios

Esse mês, em teoria, a mais recente sequência de Jurassic World volta à produção em um palco sonoro de Londres. E quarta-feira – 1º de julho – foi o dia em que os estúdios de Hollywood e os produtores de TV planejavam retomar a produção nos Estados Unidos. De fato, pouca ou nenhuma produção americana foi retomada, em parte porque alguns dos “incentivos fiscais” afirmam que atraem produções de estúdio são os atuais focos de vírus. As produções permanecem em espera ou no limbo de pré-produção. A enorme agência CAA anunciou esta semana que todos os funcionários continuarão trabalhando em casa pelo menos durante o restante do ano.

A crise, mesmo que tenha dizimado o cinema e a televisão, criou algumas novas descrições de cargo – incluindo o produtor encarregado da preparação para o coronavírus. Um amigo produtor que vem montando estratégias de filmagem para três programas diferentes diz que nenhuma seguradora fornecerá uma política que cubra o Covid-19. Talvez a equipe do Jurassic Park, que estava em produção antes do encerramento, ainda esteja coberta pelo seguro original. Novas sessões serão menos afortunadas, e existe a possibilidade de que o elenco e a equipe sejam convidados a assinar isenções, exonerando a produtora da responsabilidade se estiverem infectadas pelo vírus.

Anúncios

O estado da Califórnia, antes de emitir uma permissão de filmagem, quer ver o plano Covid-19 dos produtores. Em uma grande produção, isso pode ter 500 páginas ou mais. Há uma nova posição na equipe: o supervisor de saúde e segurança, um epidemiologista no local e um gerente de riscos. Essa pessoa supervisiona uma equipe que inclui um gerente de saúde e segurança que monitora o distanciamento social, o uso de máscaras fora da tela e a disponibilidade de EPI. Eles também são responsáveis ??pelo teste regular de coronavírus do elenco e da equipe.

Imagine uma produção razoavelmente grande de Hollywood. O elenco e a equipe podem chegar a 200 pessoas. Então, no primeiro dia, o supervisor de saúde e segurança, gerente e assistente testarão todos. Os testes custam pelo menos US $ 150 cada e há uma resposta de uma hora para o resultado. Se um teste leva 10 minutos, uma pessoa pode fazer seis deles em uma hora. Três pessoas podem fazer 18, talvez 20. Sem parar para almoçar, levará 10 horas para testar todo o elenco e a equipe e mais uma hora para receber o último lote de resultados.

o sábado ou domingo, e não na segunda-feira – dia zero em vez do dia um. Para a Califórnia, o plano dos produtores deve especificar com que frequência eles pretendem testar: diariamente, quinzenalmente ou semanalmente? Como o teste é invasivo, demorado e caro, presumivelmente, a mioria das produções deseja limitar o teste.

Anúncios

Chegamos ao final do dia zero. Todo mundo foi testado. Qualquer pessoa que tenha sido portadora de coronavírus foi enviada para casa. O que acontece com eles? A esperança é que a produção os cuide e lhes dê um emprego se eles se recuperarem. Boa sorte com isso. Se tiverem sorte, os membros do elenco e da equipe com vírus positivo poderão, como contratados independentes, se inscrever novamente para obter assistência pandêmica (supondo que ainda resta). Enquanto isso, vamos supor que suas substituições foram rapidamente encontradas e testadas. Agora, surge um problema: o elenco e a equipe estão apenas no set por um determinado número de horas. Então eles saem do set e seguem suas vidas diárias. Eles vão para casa. Eles vão ao mercado. Eles pegam a roupa a seco. Se os restaurantes estão abertos, eles saem para comer. Mesmo depois de um dia gasto testando conscientemente todos, em algum momento, alguns atores ou equipe de produção vão encontrar propagadores de coronavírus e voltarão ao trabalho no dia seguinte, sem temperatura ou sintomas, portadores da doença. Este não é um problema exclusivo da indústria cinematográfica. É um risco para qualquer situação de trabalho em grupo. Em teoria, o aperto infeliz ou o gaffer (ou diretor!) Podem ser substituídos. Mas e o membro estabelecido do elenco que, dez dias após as filmagens, dá positivo?

Em resposta a essas preocupações , a Screen Actors Guild solicita que todos os membros do elenco sejam testados pelo menos três vezes por semana, junto com “aqueles com quem eles mantêm contato próximo”. Um plano criado pelo SAG, pelo Directors Guild, pelo IATSE e pelos Teamsters prevê um sistema de “zona” no qual a Zona 1 (atores e a equipe que entram em contato com eles) será testada com mais frequência do que os membros mais distantes da equipe da Zona 2 ( equipes de balanço, motoristas de caminhão, departamento de arte). Foi-me dito que o “distanciamento social” deve ser mantido na frente da câmera, bem como atrás dela. Ainda não se sabe como isso funcionará para uma comédia romântica ou um filme de ação.

E mesmo para aqueles testados três vezes por semana, a incerteza permanece. A única maneira de contornar isso é selar o elenco e a equipe em um ambiente fechado em que eles vivem, comem, dormem e trabalham. Isso foi sugerido, embora as propostas tenham sido bastante frágeis (“Vamos fazer com que todos fiquem no mesmo motel … e testar as empregadas, os funcionários da cozinha e as pessoas da recepção”).

Anúncios

Ironicamente, o ambiente de produção de filmes mais seguro que eu posso imaginar é o modo como John Ford costumava filmar seus filmes de cavalaria em Monument Valley. Como filmavam centenas de quilômetros de qualquer lugar, o elenco e a equipe não tinham para onde ir, exceto para o set, para seus aposentos no Gouldings Trading Post ou para a grande tenda onde todos jantavam (onde havia mesas altas e baixas, com Pappy Ford segurando um tribunal no meio do grande). Infelizmente, a Navajo Nation está atualmente sofrendo um terrível surto de coronavírus. Mas a teoria ainda pode ser sólida.

O distanciamento social no set é um pensamento horrível, especialmente para os atores, cujo dia geralmente começa com abraços e beijos e muita atenção na cadeira de maquiagem. Se quisermos continuar a fazer bons filmes – e aproveitar nossas vidas – devemos permanecer sociais. Então, vamos observar o distanciamento físico: o mesmo na prática, mas diferente em princípio. E que gênero de filme se presta melhor ao distanciamento físico? Ora, o ocidental! Coloque todos os atores em um cavalo e eles estão naturalmente a vários metros de distância. Dê a eles espingardas Winchester e elas manterão espontaneamente uma distância. Envie-os por uma cordilheira e atire neles a uma milha de distância, como costumávamos fazer antes que os diretores descobrissem o close comovente.


0 Comentário

Deixe um comentário

pt_BRPortuguese (Brazil)